quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

NÃO ODIAR E PRONTO!

       Às vezes, enquanto observo ao meu redor, fico tentando entender porque algumas pessoas odeiam alguém, mesmo sem saber nada sobre este alguém. Isso não pode ser normal. Como é possível odiar alguém sem sequer saber o motivo? Odiar e pronto! Como alguém carrega tanto sentimento ruim por alguém que nem lhe diz respeito, alguém que, por muitas vezes, sequer sabe que aquela pessoa a odeia?
       Sei que o ano só começou, mas creio que o mundo está acabando. E não é por acreditar em nenhuma bobagem de previsão, não é por nenhuma superstição. O mundo está acabando porque o ser humano o está degradando com tantos sentimentos ruins. O mundo está acabando porque as pessoas pararam de se importar umas com as outras, porque odiar é mais fácil do que conhecer, é mais fácil julgar um esteriótipo do que uma personalidade.
       Eu, sinceramente, tenho vontade de chorar quando presencio um ódio assim, sem qualquer nexo. Mas eu não sinto raiva das pessoas que odeiam as outras. Eu sinto pena. Essas pessoas precisam de ajuda psicológica e não de mais ofensas. Se essa pessoa odeia alguém sem um motivo plausível, é porque alguma coisa tem de errado. Eu não quero que pareça que estou julgando e sendo hipócrita, mas há coisas que só presenciando para entender - ou pelo menos tentar entender.
       Eu queria poder ajudar essas pessoas. Queria que elas percebessem o mal que fazem para os outros, mas acima de tudo, para si mesmas. O ódio, o rancor, a raiva, a fúria e todos os sentimentos similares, apenas causam o mal para quem sente. Ficar remoendo sentimentos ruins te deixa ruim. Pode até te deixar doente. O ódio não é sadio a ninguém. Aliás, não existe sentimento ruim e saudável. Se fosse saudável, não seria denominado ruim.

2 comentários: