sábado, 18 de agosto de 2012

Particípio

       E foi assim que eu descobri o verbo amar! Ah, o verbo amar! Está no infinitivo por um bom motivo e não tem tamanho, dimensão, razão. Depois que se descobre o verbo amar, fica difícil desapegar dele. Amar exige tempo, modo, coesão e coerência. A língua portuguesa nos prega peças, por que, assim como o verbo amar é infinitivo, doer também é.
       E de repente, surge o gerúndio: "Oh céus, estou amando!" - que azar. E então você só sabe dizer isto: "estou amando, estou amando" - amando. O gerúndio é traiçoeiro, pois não expressa nada além de continuidade. E você se pergunta: "Por que estou amando?", mas nada e nem ninguém lhe dará a resposta.
       Mas o melhor tempo é aquele que está no particípio... "Eu havia amado!". Esse sim lhe dá segurança! Ele mostra que você superou o gerúndio, o verbo, o sentimento, o tempo... Esqueceu, passou, amou. Talvez seja isso, esquecer e se dedicar ao tempo e modo certo do verbo. Esquecer que existe o gerúndio e se concentrar no infinitivo, e depois... Bem, depois, quando lhe convir, lembrar do particípio e ser feliz!


"'Cause all I want is everything you're not"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário